Biogas é alternativa viável para descarbonização nos setores de saneamento e pecuária

Published on
November 18, 2021

A COP26 acabou e entre os destaques estiveram o tema da descarbonização, o acordo de redução de emissão de metano, mercado de carbono e a aprovação do texto final que defende a redução do uso de combustíveis fósseis. Dando seguimento às discussões da Conferência do Clima e os esforços de transição energética do BEP, a frente de aproveitamento de resíduos realizou dois webinares sobre o biogás, que é uma alternativa notória aos combustíveis fósseis, possível solução para emissão de metano e com grande potencial de descarbonização.  

O primeiro webinar teve como foco a indústria e no saneamento (16/11) e o segundo a pecuária (17/11). Durante os dois webinares, foram apresentados os resultados dos estudos de Análise de Ciclo de Vida (ACV) que foram realizados pelo BEP em diferentes plantas de produção de biogás no Brasil, como forma de avaliar o seu impacto na redução das emissões de carbono, além de estimar o potencial de descarbonização do biogás em cada setor.  

De maneira geral, a análise do ciclo de vida permitiu entender o quanto é possível reduzir a pegada de carbono e o impacto que traz para os negócios. Esses resultados foram debatidos com os representantes das plantas em que foram feitos os estudos. Eles puderam explicitar de que forma o estudo impactou o trabalho deles, quais as perspectivas para a descarbonização nos setores em que atuam e oportunidades e desafios para a geração de receita a partir de plantas que colaborem com a descarbonização.

Os dois eventos foram gravados e você pode conferir no canal do YouTube do Instituto 17, parte do consórcio que implementa o BEP.