Conheça os potenciais e caminhos para desenvolvimento do biogás do Brasil

Published on
September 24, 2021

Qual o potencial do biogás no Brasil? E quais são as principais barreiras? Como fazer o biogás aumentar sua participação na matriz energética do país? Essas e outras perguntas foram debatidas ontem (23/09) durante o webinar "Potencial do biogás e caminhos para seu desenvolvimento no Brasil".

"Embora a participação do biogás seja pequena na matriz (energética) quando a gente compara com as outras fontes (biomassa, hidrelétrica, eólicas), o biogás e o biometano têm crescido na nossa matriz a taxas bastante superiores que a média das outras fontes", disse Thiago Barral, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) na abertura do evento. Ele exemplificou que nos últimos 10 anos, a oferta interna de energia no Brasil cresceu numa taxa média de 7% ao ano. Já o biogás cresceu numa taxa interna média de 37% ao ano. "A gente vê um processo de aceleração de crescimento dessa matriz" acrescenta.

Para ele, esse crescimento se deu por conta da redução do custo, do aumento do uso, do aprendizado e disseminação de conhecimento sobre essa fonte, dos benefícios ambientais e destacou a "excepcional" diversidade de modelos de negócios em que o biogás se aplica.

Mediado por Elbia Gannoum, consultora estratégica do BEP, o evento foi o segundo de uma série organizada pelo componente de Aproveitamento Energético de Resíduos (do inglês Waste to Energy) do BEP, que vem apresentando em cada evento os resultados do primeiro ano de trabalho. Esse componente do BEP é liderado pelo Instituto 17 (i17).

Além de Thiago Barral, o webinar contou a participação de Clarissa Vargas, Diretora Geral do BEP, que junto a mediadora, debateram sobre o atual cenário do biogás no Brasil na primeira parte do evento.  

Já na segunda parte, os consultores do i17, Jessica Yuki de Lima Mito e Luiz Gustavo Silva de Oliveira apresentaram a estimativa de potencial de biogás de curto prazo no brasil e o estudo de barreiras e recomendações para o setor do biogás no Brasil, respectivamente. Após as apresentações, houve um debate com a moderação da Coordenadora do componente de Aproveitamento Energético de Resíduos do BEP, Leidiane Ferronato Mariani.

Clique aqui para assistir ao evento.

O calendário com a série de webinários sobre biogás (planejados até dezembro) pode ser acessado aqui e para receber mais informações sobre os eventos e publicações do BEP, inscreva-se aqui.